Sessões Ordinária e Solene da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen

A sessão ordinária da Camâra de Vereadores de Frederico Westphalen do dia 15 de setembro de 2009 excepcionalmente iniciou-se as 18 horas em função da sessão solene  dàs 19:30 na Praça da Matriz  devido a Semana Farroupilha.

Durante a sessão no Plenário Hilário Piovesan, os vereadores apresentaram Projeto de Lei que visa incentivar as empresas comerciais, industriais e prestadoras de serviço do município através do Programa de Desenvolvimento Econômico Municipal (PRODEM), através de incentivos financeiros, materiais e de serviços. Este Projeto pretende impulsionar a instalação de novas empresas e a ampliação das existentes, visando geração de emprego e renda na cidade.

O segundo Projeto de Lei apresentado no dia autoriza o Poder Executivo a renovar o convênio com o Estado do Rio Grande do Sul, o qual foi expirado em 4 de maio de 2009 e requer a edição de uma nova lei para viger por até sessenta meses. Este convênio é de grande interesse para o município pois se beneficia do Posto de Atendimento, na estrutura comercial da ACI (Associação Comercial e Industrial de Frederico Westphalen), que facilita o atendimento a mais de vinte municípios, resultando na descentralização benéfica para todos os usuários, que não precisam ir até a capital para receber um bom atendimento.

Além da apresentação destes projetos, os Projetos de Lei n° 065/2009 (autorização de convênio de cooperação entre Poder Executivo e Clube Recreativo e Cultural Harmonia), n° 095/2009 (autorização de contratação de servidor em caráter emergencial, por tempo determinado), e n° 097/2009 (autorização de convênio de cooperação entre Poder Executivo e CTG Rodeio da Querência) foram aprovados com unanimidade.

Após o encerramento da sessão ordinária, os vereadores se encaminharam para a praça, onde aconteceu a sessão solene. Em meio aos símbolos tradicionalistas, o presidente da Câmara Lauro Chielle (PT) iniciou os pronunciamentos da festividade fazendo um relato sobre a Revolução Farroupilha e contando como os gaúchos passaram a comemorar a data de 20 de setembro. O presidente Chiele também agradeceu e citou o nome dos organizadores da Saemana Farroupilha em Frederico Westphalen: Erval V. Fortes, Dr. Leonel Flores da Rosa, Henrique Caovila, Eduardo Batista, Raimundo Borges de Moraes e Herinque Pereira dos Santos.

O vereador Belonir Vendruscolo (PP) ainda exaltou a semana destinada ao culto das tradições gaúchas, recordando um pouco da história da Revolução Farroupilha. Eusébio Cansian (PMDB), em seu discurso, fez uma homenagem ao Patrão de Honra do CTG, Henrique Pereira dos Santos e ainda ressaltou a importância da tradição gaúcha para as famílias.

O Juiz de Direito, José Luiz Leal, foi o último a se pronunciar, saudando as autoridades presentes e convidando para a Primeira Ronda da Cidadania Crioula do Estado. O evento terá início às 9h e se estenderá até às 16h na Praça da Matriz. No mesmo local, às 19h será realizada também uma audiência crioula no palco de eventos.

 

Isabella Moura

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: