Presidente de Honduras abrigado na embaixada brasileira

O empresário agrícola e madeireiro, de 53 anos, Manuel Zelaya, foi eleito em 2005 presidente de Honduras pelo Partido Liberal, seu mandato devia ir de 2006 a 2010. Desde que foi eleito, se aproximou cada vez mais dos governos de esquerda da América Latina, promovendo políticas sociais no país.

Honduras é um país da América Central, limitado a norte pelo Golfo das Honduras, a norte e a leste pelo Mar das Caraíbas, ao sul pela Nicarágua, pelo Golfo de Fonseca e por El Salvador e a oeste pela Guatemala. O país viveu cerca de duas décadas de regimes militares, a vitória de Zelaya foi a quinta do Partido Liberal.

Manuel Zelaya foi deposto, em 28 de junho deste ano, por militares hondurenhos sob a alegação de que infringia a Constituição ao tentar realizar mudanças constitucionais. A alegação é de que ele pretendia modificar a legislação de Honduras, a fim de, que fosse permitida a reeleição presidencial. Zelaya nega a pretensão de reeleger-se.

            Há três dias Manuel Zelaya asilou-se na sede da embaixada brasileira, na capital de Honduras, Tegucigalpa. O governo brasileiro alega que o presidente deposto foi recebido na embaixada primeiramente como visitante. “No caso específico, ele foi acolhido sem o intuito do asilo, o que demonstra uma falha muito grande no procedimento do Itamaraty e que pode induzir a um agravamento da situação interna em Honduras. A conduta dele é ilegal”, completa o advogado, árbitro de comissões internacionais. O presidente Lula durante Assembléia Geral das Nações, em Nova Yorque, diz que a comunidade internacional exige a reintegração de posse ao presidente Zelaya.

            A atual situação político-social de Honduras é delicada, manifestações da população, repressão da polícia, suspensão dos meios de comunicação e toque de recolher decretado pelo presidente interino Roberto Micheletti. O mesmo pediu, ontem, que o governo brasileiro defina a situação de Zilaya, lhe dando asilo, ou o entregando às autoridades hondurenhas.

Andressa Prates

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: