Comunicação: um direito de todos

A comunicação é feita hoje no Brasil sem a real participação da sociedade. Nesse contexto, vêm acontecendo em todo o país inúmeros debates, seminários, manifestações para a democratização da comunicação. Comunicadores, estudantes, professores universitários, entidades e movimentos sociais buscam chamar a atenção da população sobre a enorme importância da mídia em nosso país. E também para o direito de todos a uma mídia onde a pluralidade e a diversidade de opiniões e interesses existentes na sociedade estejam representadas.

É preciso democratizar os meios de produção e difusão da comunicação que, numa sociedade democrática, pertence ao povo. Seu espaço é necessariamente público e o único poder legítimo para regular suas práticas emana da coletividade, que é quem deveria decidir sobre as questões relacionadas ao tema.

 Com a realização da I Conferência Municipal de Comunicação em Frederico Westphalen, no sábado (17), o município passa a contribuir para essa nova forma de comunicação- mobilização da sociedade civil na luta pelo seu direito à comunicação. Como as políticas de comunicação nos municípios são raras, o evento chamou a atenção da mídia local, autoridades e população. A democratização da comunicação representa condição fundamental para o efetivo exercício da soberania popular. Sociedade e comunicação democráticas são indissociáveis.

Sem dúvida, há um longo caminho a ser percorrido para que, efetivamente, a democratização da comunicação se concretize em nosso país.

Jogelci do Carmo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: